arrowenvelopefacebookinstagramlinked-intwitteryelpyoutube

Estudo: O Yelp ajuda os negócios locais a aumentarem as suas receitas

A Boston Consulting Group (BCG), uma consultora líder em estratégia de negócios, analisou recentemente 4.800 proprietários de negócios para perceber qual o impacto económico do Yelp sobre os seus pequenos negócios locais. Os resultados são surpreendentes: os pequenos negócios, com contas de proprietário de negócio gratuitas, tiveram uma média de receitas através do Yelp na ordem dos $ 8.000.

 

Se pensares bem, estes $8,000 foram ganhos simplesmente por terem reclamado a sua conta gratuita de proprietários de negócio. Os negócios locais estão a beneficiar de um efeito halo do Yelp traduzindo-se claramente em lucros significativos reais.

 

Mais interessante ainda é que este estudo revelou que os proprietários de negócio que anunciam no Yelp, conseguem quase triplicar as suas receitas, conseguindo uma média anual superior a $23,000.

 

Para algumas categorias, o retorno foi mesmo ainda maior. Analisando os números, vemos que essas categorias fizeram excepcionalmente bem em anunciarem para os yelpers que têm em mente fazer algum tipo de compra.

– Casa/Lar — $54,000*

– Veículos — $39,000*

– Serviços locais — $36,000*

– Hotéis e Viagens — $36,000*

– Compras — $24,000*

– Saúde e Medicina — $20,000*

* Média anual de receitas através do Yelp

Considerando que um anunciante local normal faz um investimento anual de $4,200**, trata-se de um excelente retorno de investimento (ROI) para estes negócios.

 

Contudo, isto não é assim tão surpreendente uma vez que o Yelp ajuda consumidores a encontrarem fantásticos negócios locais precisamente no momento em que vão fazer a sua tomada de decisão de compra. O que é realmente surpreendente, é como não há (ainda) mais negócios a tirarem partido destas vantagens para ganharem mais consumidores.

Num outro estudo, onde foram analisados 550 proprietários de negócios locais, a BCG descobriu que estes pequenos negócios, de todo o seu orçamento para publicidade, apenas 3% são gastos em publicidade online, sendo os restantes são gastos sobretudo em marketing tradicional como publicidade em veículos, distribuição de folhetos, etc.

A verdade é que os consumidores já não usam esses canais tradicionais para procurarem negócios. Eles fazem-no online e com uma missão. Os mais inovadores (proprietários de negócios que fazem investimentos em publicidade online) estão a ganhar uma grande vantagem sobre os seus concorrentes no momento de angariação de novos clientes e na fidelização e gestão da relação com clientes leais. Investir um pouco de tempo na pesquisa e definição de quais os canais que funcionam melhor para um determinado negócio local, é sem qualquer dúvida, um bom investimento.

Enquanto os economistas há muito que estudam o impacto positivo que o Yelp tem nos pequenos negócios, o estudo BCG é particularmente notável porque é o primeiro a analisar os proprietários de negócios diretamente através de uma ampla gama de categorias.

Resumindo: há aqui uma grande vantagem para os negócios locais que reivindicam a sua página de negócio gratuita, tornando-se ainda maior, naqueles que escolhem fazer anúncios no Yelp.


**O investimento normal  normal com publicidade local é de $350/mês ou $4,200/ano.